segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Internet derrubando a fórmula padrão da Industria Cultural

Por muito tempo as coisas funcionavam da seguinte forma: O filme vai estrear no cinema, depois vai ser lançado em pay per view e depois em DVD. No caso da música a industria decidia: Vamos montar um grupo de 3 irmãos que vão tocar versões nacionais das músicas do Beatles e regravações do RPM, o nome da banda vão ser suas iniciais e será um sucesso.
Sabe o que quebrou tudo isso? A internet.


Mesmo com o medo de mudanças do ser-humano, a internet mostrou que um grupo de 4 roqueiros de roupas rasgadas, podiam gravar uns sons na garagem e disponibilizar no Myspace e esse seria o novo hit. Uma banda poderia disponibilizar seu conteúdo na internet e assim fazer sucesso, sem a ajuda de um grande selo. Como foi o caso do Arctic Monkeys. Uma banda, como o Radiohead, lançaria um cd sem mídia e sem preço definido pela internet e seria sucesso de vendas.

Arctic Monkeys

A indústria cultural foi desmontada pela internet. Isso causou uma loucura tão grande, que no início cogitou-se a hipótese de cobrar mais por um download do que por uma mídia física que tem encargos com produção e transporte.


A indústria precisa mudar. Parar com essa ideia de "como será o próximo astro pop" e buscar os que já existem na multidão. Parar de reprisar o mesmo filme toda semana achando que o público preferiu ter visto o jogo de futebol e não ignorar a inteligencia dos seus consumidores.
Revistas e jornais conceituados já não são mais os donos da verdade, existem ótimos blogs administrados por estudiosos que tem críticas e visões mais profundas e significativas. O planejamento dos blocos em que os programas são exibidos na TV não funcionam mais que a forma caótica do You Tube.


Não é o caso de dizer que a industria cultural morreu, ela apenas precisa se adaptar. O público provou que não consome qualquer coisa vomitada em cima deles, mas que tem opinião, senso crítico e mais inteligencia do que eles mesmos achavam que tinham. 

Por: Caio Hansen, Alan Ribeiro e Evandro Jales

Um comentário:

  1. Eu acredito que a internet tenha se tornado uma alternativa à indústria cultural, mas acho que ela ainda não representa tanta ameaça assim.
    A internet oferece a oportunidade da ampliação conhecimento, mas é importante lembrar que ela é acessada por quem procura.
    Não cai no seu colo ou bate na sua porta como os produtos da indústria cultural.

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