quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como usar televisão para obter comentários em outros MCM.


 

Não é de hoje que algumas coisas que acontecem na televisão geram comentários em outros meios de comunicação de massa. O polêmico comercial da cerveja Devassa com a Sandy exibido meses atrás vai muito além de somente um simples comercial de cerveja. A estratégia da campanha planejou justamente gerar o Buzz em torno da Sandy e conseqüentemente a marca Devassa, ou seja, esse conceito foi genial ao vincular a imagem da Sandy que tem uma figura de boa moça, que é totalmente o oposto da última garota propaganda da marca, Paris Hilton que apresentou a marca em 2010  . É lógico que a repercussão e os comentários nem sempre são positivos. Mas aí cabe uma análise mais focada em público alvo e posicionamento de mercado.

Capa do jornal Extra.

Em menos de 48 horas a campanha da Devassa conseguiu nesse sentido parar no “trends topics” do twitter, gerou Buzz em diversas redes sociais, virtuais e não virtuais. Como por exemplo, a foto acima com a Sandy e a cerveja estampou a capa do jornal Extra, o quarto do país em volume de circulação diária, além de mais três grandes jornais impressos e suas respectivas versões online, isso tudo sem custo nenhum para a cervejaria. 


Tamanho da Sandy na capa do EXTRA: 50cm/col
Valor do cm/col colorido na capa do EXTRA: R$ 6.209,00
Acréscimo por determinação de posição dentro da página: 50%
50 x 6.209,00 + 50% = R$ 465.675,00


Em um breve e lógico raciocínio podemos entender que o cachê da artista gira em torno de R$ 500 mil, para um anúncio do mesmo modo que foi estampada na capa acima, seriam gastos aproximadamente R$ 400 mil, ou seja, a Cerveja Devassa conseguiu um impacto genial de um jeito avesso ou não, mas de forma que a campanha será bastante comentada durante o período de carnaval com um custo com mídia muito abaixo do que seriam gastos em uma campanha normal. 


São cases como esse que nos provam que a comunicação hoje deve ser vista muito além das TVs e dos rostinhos bonitos. Após gerar tudo esse buzz segundo artigo na Reuters, a  Schincariol projeta aumento perto de 20 por cento nos volumes de venda de cerveja volume de vendas em 2011.

Por Alexandre Cardoso

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