quarta-feira, 15 de junho de 2011

Indústria Cultural: televisão como influência

O primeiro canal de televisão do país surgiu em 18 de setembro de 1950, foi Assis Chateaubriand quem fundou a TV Tupi, a partir desta data tudo mudaria, não poderia imaginar que a televisão viesse a fazer parte da vida da sociedade.
A televisão passou por inúmeras transformações desde a sua invenção até os dias atuais e representa parte da cultura popular.
No ínicio a imagem não passava de alguns chuviscos difíceis de decifrar. Mas com o passar dos anos tempo passou e a televisão tornou-se, a tecnologia evoluiu, o preço diminuiu e ela  conquistou a preferência de todo o mundo.
No Brasil, no ano de 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores, mas somente nos anos 70 elas chegaram oficialmente à casa de alguns brasileiros.
Depois de ficar colorida e com melhor resolução, a partir dos anos 70 e 80 a televisão apenas passou por uma fase de aprimoramento, tendo em vista que novas emissoras surgiram e mais satélites para a transmissão foram lançados. Porém, até hoje, utilizamos praticamente o mesmo modelo de transmissão criado nos anos de 1920: o analógico.
Novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80. Depois disso, o investimento em telas com cada vez maior resolução virou o “boom do momento” e as TVs de tela plana, plasma e LCD chegaram ao mercado no final dos anos 90.
A primeira telenovela brasileira foi Sua Vida me Pertence, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta TV Tupi. Atualmente as novelas fazem partem da vida do brasileiro, cultuada, elas são capazes de ditar moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público.
A televisão é o meio de comunicação que desperta sensações, emoções e alegrias nas pessoas e é através dela que podemos ver desde a desigualdade social passando por romances e chegando na violência que se apresenta a todas as esferas.
As novelas que hoje são responsáveis pela maior audiência na televisão, mostram na maioria das vezes um mundo perfeito, criando por algumas vezes imagens distorcidas e contrárias à realidade, embora problemas sociais também sejam abordados em novelas, para nós, os telespectadores, a trama e o destino dos protagonistas são sempre priorizados, ficamos esperando para ver o final feliz desses personagens sem se importar com demais assuntos. Os personagens e artistas apresentados pela mídia acabam sendo idolatrados, colocados como deuses pela sociedade, isso porque o indíviduo acaba se projetando na imaginação gerada por esses astros, existe uma imediata projeção.As novelas contribuem com o sensacionalismo e comercialização desenfreada, que transformam a televisão em uma vitrine de ofertas.
Dentre os meios de comunicação, a televisão tem se destacado pela sua ampla capacidade de atingir as diversas classes sociais, disseminando os produtos da indústria cultural e a ideologia dominante aos diferentes sujeitos sociais.
Adorno, afirma que a televisão, na formação cultural, assume duas funções: uma deformativa e a outra formativa. A TV, a partir de sua função deformativa, contribui para a divulgação de ideologias, bem como dirige de maneira equivocada a consciência dos espectadores, entretanto, este meio de comunicação possui também um enorme potencial de divulgação de informações e de esclarecimento.
Partindo dessas informações fica o questionamento, a tv de hoje pode contribuir para a formação crítica do ser humano ou será mesmo só uma forma de alienação, será que criamos nossas próprias opiniões ou somente ressaltamos aquilo que está sendo comentado no momento???

Por Tamires Brito dos Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário