terça-feira, 14 de junho de 2011

Crescimento da TV paga no Brasil

O mercado de TV paga brasileiro continua crescendo de forma acelerada, bem acima da média da economia nacional. Ainda, evidentemente, distante dos altos índices de audiência da TV aberta brasileira, mas com um público cultural e economicamente muito bem qualificado, os canais pagos brasileiros evidenciam que o crescimento do setor, nos últimos anos, não é só fruto do interesse pela banda larga ou pela VoIP, mas também por seu conteúdo.

O Brasil contava no final do ano passado com 9.768.993 domicílios com TV por assinatura, um crescimento de 30,7% em relação a 2009. No total, existem no país 58 milhões de domicílios segundo o IBGE. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em dezembro, o número de assinantes aumentou 237.936,um crescimento de 2,5% em relação a novembro de 2010.

A TV por assinatura por DTH (via satélite) cresceu ao longo de 2010 e as empresas fecharam o ano com 45,8% do mercado, apesar das companhias de TV a cabo ainda manterem a liderança com 51% dos assinantes. No início de 2010, no mês de janeiro, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo tinham uma participação maior no mercado de 57,9%. No ano, o setor acumulou crescimento de 21,4%, representando uma adição de 1.600.341 novos assinantes. O crescimento percentual acumulado até o terceiro trimestre de 2010 já é superior aos verificados ao longo de todo ano de 2008 (18,18%) e 2009 (18,24%). 
 
 
 
A industria e o investimento em TV paga continuam crescendo em todos os mercados. O Brasil está crescendo muito na economia e isso ajuda, a tendência observada desde o início do ano, as regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional. Vale observar que, em dezembro de 2010, a região Centro-Oeste também apresentou crescimento anual acima da média, ultrapassando seu desempenho no mês anterior.
 

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatelna visão “Informações Técnicas”, item “TV por Assinatura”, “Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil”. O “Panorama dos Serviços de TV por Assinatura” – com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos – também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Por Priscylla Boente

Um comentário:

  1. Acho que o crescimento da TV paga no Brasil se deve a exigência de um público qualificado, geralmente da classe A ou B, que cansou da má qualidade dos programas da TV aberta. Outra questão é que na TV paga existem canais específicos para cada tipo de público (ex: esportes, economia, filmes, etc...) fazendo assim que haja uma "fidelização" do telespectador. Embora ainda seja bem caro, a Tv paga cresce no Brasil a cada ano, ainda mais agora que as empresas de se uniram com os serviços de internet e telefone, formando assim um pacote mais barato para o consumidor.

    Anderson de Souza Rodrigues Matricula: 20062211

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