quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mundo do funk: Um mercado de lucros.

        O mundo do funk, sobre tudo o funk cariocasempre tratado de forma preconceituosa por grande parte da crítica e da população, hoje é considerado um movimento cultural que movimenta a economia, principalmente no estado do Rio de Janeiro, trazendo benefícios para diversas áreas da indústria fonográfica.
 

       Hoje em dia, esse segmento da cultura da periferia, se espalhou por todas as classes sócias tornando o gênero antes desprezado, umas das principais formas de entretenimento das noites não só cariocas, mas de outras cidades que adotaram o movimento, onde milhares de pessoas, consomem esse produto e geram uma movimentação econômica enorme, e faz com que se torne um dos principais produtos de entretenimento do país.


        Os diversos bailes que se espalham pelas noites, são grandes investimentos da indústria musical movimentando a economia graças ao grande número de frequentadores e com ela, são geradas diversas áreas de atuação na montagem e execução dos bailes, com a presença de DJ’s que são os responsáveis pela execução das batidas e recebem grandes cachês para participas dos bailes juntos das equipes de som, os MC’s são os que hoje, técnicos de som e luz, dentre outras diversas áreas necessárias para a execução dos bailes. 


         Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, as equipes de som promovem cerca de 878 bailes por mês no estado do Rio de Janeiro que movimentam cerca de R$ 10 milhões por mês.
   O funk possui uma linguagem própria. As ostentações do dinheiro, do poder e da sexualidade estão presentes nas letras, o que atrai e fascina os jovens que ainda buscam por uma referência musical.


        A vendagem de CD’s e DVD’s também é um ponto a ser destacado neste mercado, que são importantes fontes de renda para as equipes de som que promovem os bailes, e pode cada vez mais aumentar a produção de seus eventos. Graças à vendagem desses produtos o trabalho é apresentado ao público de forma extensiva, com uma divulgação realizada principalmente pelo mercado ilegal.



Alunos:
Natasha Castro e Ricardo Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário