quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Funk:Crime ou Cultura?


O funk é um estilo musical que surgiu nas periferias e conquistou seu espaço na mídia.Misturando soul,black e uma batida diferente,os MC´s se destacaram,com letras,que no início,eram românticas ou faziam críticas sociais relevantes.
O funk é considerado a essência da música negra,pois reúne a  convivência no gueto,freqüentado em sua maioria pelos MC´s e as críticas sociais que fazem parte do seu cotidiano.
Para muitos,o funk é visto como uma oportunidade de ascenção social,pois a maioria das pessoas que curtem este estilo musical não conseguem emprego,pois são discriminados pela cor e local onde residem,afinal a ‘batida que ferve no verão’ movimenta por volta de 10 milhões todo ano,só no Rio de Janeiro.Em entrevista ao site ‘Cariocando Geral’,Marcelo Simas,coordenador do projeto ‘O observatório das favelas’,diz que  o funk é um mercado de trabalho e de produção econômica. Os dados mostram que é o MC quem mais fatura na cadeia produtiva do funk, ganhando, em média, R$ 4.140,19 mensais. "Até então, muitos achavam que o dono da equipe de som era o principal articulador dessa cadeia produtiva. A partir de 2003, os MCs começaram a se desligar das equipes de som e a conquistar um espaço próprio. De acordo com o estudo, eles fazem uma média de 35,2 apresentações por mês, enquanto DJs se apresentam 29,5 vezes no mesmo período.

Casas de show como ‘Castelo das Pedras’ em Jacarepaguá e ‘Megashow’ em Realengo,ambas na Zona Oeste,são os principais espaços para o público que curte o gênero.
O funk já pode ser considerado hoje em dia,um dos principais atrativos para as casas de show cariocas.
No livro ‘Funk Carioca: Crime ou Cultura?’ da autora Janaina Medeiros,podemos ter uma ideia da percepção dos fans do gênero sem a apelação que o assunto carrega,afinal o funk surgiu no Brasil em uma época de repressão,daí a revolta estampada nas letras,que normalmente vinham em forma de críticas,como podemos observar em Funk de Raiz.
A Furacão 2000 é um símbolo da indústria funk atualmente.Seu fundador Rômulo Costa fatura milhões por ano e lança vários artistas de sucesso a cada ano.Mc Creu,Mc Marcelle e Os Hawaianos gravaram cds que estouraram no verão carioca.

Mas o funk não é apenas uma batida envolvente,tem também seu lado ‘fashion’,afinal funkeiro de verdade se veste com estilo.Lojas como ‘HBS’,’CBK’,’PXC’,dentre outras,movimentam o mercado de roupas ousadas com muito brilho e sensualidade.













Confira 'Os Hawaianos - Um pente é um pente'


Por:Anderson Rodrigues
Bruna Fernandes
Raquel Oliveira



Um comentário:

  1. Realmente a cultura funk tem crescido muito nos últimos dez anos. É impossível tentar esconder ou mascarar esse crescimento porque os números são muito expressivos. Esse movimento tem ganhado notoriedade, principalmente porque não é mais considerado um estilo adotado só por pessoas de classes sociais baixas. É possível identificar nos bailes indivíduos de classes altas, com belos carros e até mesmo famosos. O que falta agora é desvincular o funk da ídeia do tráfico de drogas e da violência, para que este estilo musical e de vida seja mais aceito por toda sociedade.

    ResponderExcluir