quarta-feira, 22 de junho de 2011

Twitter: O novo "Relações Públicas"

Desde 2006 a internet tem uma nova ferramenta de comunicação, O Twitter. O fenômeno que em poucos meses conseguiu estar entre os 10 sites mais acessados do planeta, além de despertar a curiosidade de milhões de usuários também atraiu o interesse das grandes empresas. Afinal,atráves do mini-blog se tornou possível estabelecer um canal direto de geração e troca de informações entre o consumidor e as empresas. Fortalencendo (ou enfraquecendo) o elo entre o cliente e as marcas.



 A democracia parece estar de fato estabelecida na web, já que cada pessoa pode livremente criar o seu perfil e acompanhar, sem restrições sociais e geográficas o que acontece no mundo, além de interagir em esferas equiparadas com grandes conglomerados empresariais. Um ótimo exemplo disso foi quando um pequeno grupo de clientes da DELL, líder mundial na venda de notebooks, disparou pelo Twitter reclamações sobre o DellMini 9 (Netbook lançado no final de 2009). A indiginação dos usuários era que a tecla ENTER estava muito próxima do ACENTO AGUDO, devido a rapida disseminação da informação através das páginas pessoais dos usuários, o movimento cresceu e em poucos dias milhares de usuários já postavam em seus Twitter's a insatisfação com o detalhe no produto. Resultado: 2 meses após a DELL lança o DellMini 10 com um espaçamento no teclado entre a tecla ENTER e o ACENTO AGUDO.

 
Entrevista de Biz Stone, fundador do Twitter.


O Twitter Premium: visto o sucesso do projeto e a aderência das grandes empresas ao uso do Twitter, em janeiro de 2010 foi lançado o Twitter Empresarial uma versão diferente da tradicional, essa nova ferramenta tem um custo mensal e oferece um pacote de funcionalidades que podem auxiliar no controle e mensuração de resultados.Segundo Jack Dorsey, co-fundador do Twitter a nova ferramenta poderá ajudar as empresas a decifrarem o comportamento do consumidor no microblogging. "Ele poderá saber como foi a reação do cliente diante de uma determinada mensagem: se a pessoa clicou ou não em um link ou se encaminhou pra alguém. 

Diante de tais circustâncias, as posições se invertem, agora o consumidor dita as regras do mercado, afinal hoje ele ele é gerador de informação e de posse de alguns recuros torna-se um formador de opinião como citado nos tradicionais e obsoletos livros de comunicação de massa, e essa mesma informação pode ser disseminada pela rede em velocidade ainda não calculada e até mesmo não reconhecida por muitas empresas, portanto para vencer num mercado que já era tão competitivo, as empresas precisarão se adaptar às novas regras do jogo!

Rodrigo Martins Alexandre 2008150042 

9 comentários:

  1. Não só o Twitter, mas toda a rede social, incluindo também o Facebook, já são de fato os veículos de comunicação que deram a oportunidade da "massa" ditar as regras do mercado. Hoje em dia as empresas buscam nas redes sociais perfis de clientes para lançarem seus produtos de acordo com os estilos de moda, musical, etc dos usuários... E a internet permite você entrar onde lhe interessa apenas. O que é o ponto chave da democracia virtual. Tem acesso exclusivamente ao que deseja. Muito boa as citações feitas pelo Rodrigo Martins.

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    Prof. Marcello Senna
    Comunicação Comparada
    Aluno: Diego de Lima Pexiolini Barbosa
    2008250028
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  2. Eu sempre achei que as redes sociais são mais ágeis e eficientes que SAC como canal de reclamação e serviços prestados por operadores de telemarketing. Esse efeito avassalador atingiu o mundo inteiro, quem não tem é ET, me desculpem. Pode se chamar tb de metamorfose digital, existem as fases de transição, que temos como exemplo a fase que migramos do morimbundo orkut para o king facebook. Enfim, acho que twitter, fbk, bloger em geral, são ferramentas de navegção inteligentes, quando assim sabemos manusear!

    Abçs

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    Prof. Marcello Senna
    Comunicação Comparada
    Aluno:Bárbara Grebe
    2011121145
    Noite

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  3. O Twitter, como outras redes sociais, vem sendo utilizado pelas empresas como ferramenta para se obter o feedback em relação aos clientes e vice-versa. O que vem a ser positivo para ambas as partes. Entretanto, devido a "livre distribuição de informações"(e em velocidade extraordinária), é necessário estar atento à qualidade das mesmas e as suas possíveis consequências.

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    Prof. Marcello Sena
    Comunicação Comparada
    Priscila D. Ludolf - 2008200442
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  4. Com o desenvolvimento da internet e como efeito a crescente dependência de cada um de nós a ela, a implementação das Redes Sociais, principalmente o Twitter, na sociedade foi uma das suas consequências mais recentes, possibilitando a interação entre as pessoas, a comunicação e troca de informações. O Twitter é um canal rápido e eficaz para se comunicar.

    O objetivo original do Twitter era a troca de mensagens sobre o cotidiano. Entretanto, a ferramenta foi reinventada pelas empresas, pois foram criadas novas funções, como, por exemplo, agregando e distribuindo informações relevantes e de interesse público, um canal eficiente de interação e troca de informações entre as empresas e os clientes.

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    Prof. Marcello Sena
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    Vanessa Capler Portugal - 2008100093
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  5. Os blogs e outros serviços derrubaram o monopólio que a mídia tradicional detinha sobre a comunicação, dividindo-a entre milhares de internautas anônimos. Mais do que isso: eles deram voz aos que não tinham voz. Temas renegados anteriormente ganharam endereços e autores próprios na rede. E no cenário Jornalístico/publicitário encontramos o Twitter.
    É utilizado para captar e difundir informações, sobre bastidores de publicações, envio de atualizações direto do local do acontecimento e também como fonte primária de informação e interação com o público, funcionando principalmente como reforço institucional.

    Empresa
    \/
    Twitter
    /\
    Clientes



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    Prof. Marcello Sena
    Comunicação Comparada
    William Garcia - 2008150608
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  6. Infelizmente, muitas empresas ainda veêm as redes sociais, como Twitter e Facebook, apenas como ferramenta barata para disseminar sua publicidade, enquanto esses canais podem proporcionar um relacionamento incrível e fidelizar mais o cliente. Estudos já comprovam que os usuários das redes não gostam de receber propagandas.

    Inserir a empresa nestes meios é gerar conteúdo interessante para o público alvo, abrir espaço para opiniões e sugestões sobre os produtos e serviços, e estar pronto para ouvir.

    Vanessa Egues - 2008100989

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  7. O Twitter atualmente cada vez mais vem sendo utilizado pelas grandes empresas para melhor divulgarem suas marcas. O fato é que a ferramenta é muito boa, mas, também pode não ser tão boa assim.

    Muitas empresas acabam não aproveitando o twitter do jeito necessário, por não saberem como utilizar esses recursos. A tendência é que o mercado passe a gerar profissionais que se dediquem exclusivamente a manutenção das redes sociais de empresas.

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    Prof. Marcello Sena
    Comunicação Comparada
    Ramon Mendonça - 2008170461
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  8. Realmente o Twitter já pode ser considerado uma forma de interação corporativa entre empresas e seus clientes.
    Isso mostra que um dos fatores para o crescimento e bom relacionamento das empresas se deve ao uso das mídias sociais.
    O texto acima mostra examante essas informações, exemplificando e ilustrando para melhor compreensão.

    Luciana Machado
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    Prof. Marcello Sena
    Comunicação Comparada
    Luciana Machado S. Mendes - 2008110400
    Noite

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